top of page
1_LOGO_COLOR_BLANCO_PNG.png

Blog 

Tendências e gestão da empresa tecnológica no século XXI.

Lúcido

O desafio de estabelecer um vínculo com a tua empresa

A nossa equipa do Departamento de Projetos conta-nos como conseguir estabelecer um vínculo de pertença à empresa a partir de projetos em clientes.

É comum, quando um projeto é realizado num local diferente da própria empresa, surgir um certo desenraizamento com a empresa e é estabelecido um vínculo com o cliente. Este é um dos problemas que as consultoras tradicionalmente enfrentam: como fazer com que os seus funcionários sintam que são uma parte importante da empresa, apesar da distância.


Na Irium, desde o início, entendemos esta circunstância e criámos um departamento que é responsável por acompanhar e dar apoio aos funcionários que estão em diferentes projetos. De acordo com as suas próprias palavras “somos um elo de união, ajuda e projeção desde o momento da incorporação”.

Para entender melhor esta afirmação, conversámos com Virginia, Belén e Marian, integrantes do departamento de Operações (OP) da Irium.

Quando um profissional é incorporado, é-lhe atribuído um contacto no departamento, um "rosto amigo", que passa a ser o seu ponto de referência a partir desse momento. É-lhe fornecida toda a informação necessária para começar a conhecer a empresa, orientar-se internamente e integrar-se no projeto. Depois, o relacionamento será o normal, acompanhando o novo integrante em cada etapa da sua carreira profissional: necessidades, projetos, formação, melhorias e inclusive no tratamento de incidências. Elas fazem com que "tudo corra bem”.

O objetivo não é cumprir procedimentos e burocracias, mas sim torná-los representantes da empresa onde desenvolvem os seus projetos, manter um contacto regular, partilhar preocupações de trabalho, informações sobre outros projetos - ou porque não - outras oportunidades. Desenvolver um vínculo de companheirismo que não se dilua com a distância. Formar uma relação profissional que às vezes transcende e se transforma em amizades para a vida toda. “É o valor que nos diferencia, o lado mais humano”, afirmam as nossas integrantes do OP.

Contam-nos, também, que estão sempre preocupadas em entender o ambiente em que o projeto é desenvolvido, mantendo um contacto próximo com o cliente onde o mesmo é realizado para facilitar a integração e serem capazes de fazer contribuições melhores aos colegas. “Estamos aqui para oferecer soluções, e é um aspeto que também é muito valorizado pelos clientes”.

Para a equipa de OP, o mais enriquecedor é que se trata de uma contribuição bidirecional, já que a relação próxima que se cria com os colegas as faz crescer enquanto profissionais. “São muito agradecidos, valorizam muito o apoio que lhes damos e isso faz com que sintamos que vale a pena o esforço”, “mesmo que existam adversidades, tentamos ajudar para que tudo corra bem”, mesmo nos problemas do âmbito pessoal-laboral.

Afinal, somos pessoas e todos precisamos de uma mão amiga com quem construir o caminho.

 

The challenge of establishing a connection with your company


Our team at the Project Office helps our employees maintain a sense of belonging to the company, even while working remotely for our clients.


It is common that when a project is carried out in a location other than the company itself there is a certain uprooting with the company and a link is established with the client. This is one of the problems that consultants have traditionally faced: how to make their employees feel that they are an important part of the company despite the distance.



Since day one, at Irium we understood this issue and created a department that is responsible for accompanying and supporting employees who are on different projects. In the words of our own professionals, "we are a nexus of union, help and projection from the very moment of incorporation".


To have a better understanding we talked to Virginia, Belén y Marian, who belong to Irium’s Operations Department.


When professionals are hired, they are also assigned to a contact in the department, a "friendly face" that becomes their reference point from that moment on. We offer all the information they need to get to know the company, guide them internally and integrate them into the project. They are then accompanied at every stage of their professional career: needs, projects, training, improvements and even incident management. They make sure that "everything is engaged".


The purpose is not to try to comply with procedures and paperwork, but to turn them into company ambassadors where they can develop their projects, maintain regular contact, express job concerns, share information about other projects or other opportunities. Bonds of fellowship are developed that do not diminish with distance, building professional relationships that could be transcendent and become lifelong friendships. "It is the value that differentiates us, the more human side," according to our members of OD.


They also tell us that they always care about understanding the project environment, maintaining close contact with the client where it is carried out to facilitate integration in the project and to be able to make better contributions to colleagues. "We are here to provide solutions, and this is an aspect which is also highly valued by customers".


At the end of the day, we are people and we all need a helping hand to guide us sometimes.

コメント


bottom of page