Na Irium, desde o início, entendemos a Consultoria como uma prestação de serviços de valor acrescentado. No entanto, embora saibamos que dar aos nossos clientes uma resposta rápida e eficaz aos seus projetos é a peça angular do nosso negócio, não nos podemos desligar do valor essencial das pessoas que integram estes mesmos projetos.
O capital humano, como costuma ser denominada essa peça-chave do processo empresarial, é um fator muito importante para as consultoras, que deve ser cuidado e valorizado da mesma forma que se cuida do projeto e do cliente. Tornar-se numa consultora bem posicionada é fruto de um relacionamento próximo com os clientes, mas também é resultado de um bom relacionamento com as pessoas que contribuem com o seu profissionalismo e bom trabalho para todos esses mesmos projetos.
Conscientes disto, criámos há mais de dez anos o departamento de Operações, com o objetivo de aplicar as melhores práticas em gestão e desenvolvimento de talento aos nossos projetos. Queríamos entrelaçar, de forma muito sincronizada, a necessidade de conhecer o cliente e o seu projeto, com a prioridade de aproximar a empresa aos profissionais, envolvendo-os e oferecendo-lhes uma gestão de carreira profissional de alto nível.
Neste sentido, Miguel Martín, colega da equipa de desenvolvimento da Irium para um projeto de banca, conta-nos a sua própria experiência e como, desde antes da sua incorporação, era clara a diferença comparativamente a outras empresas do setor. “Quando a equipa de seleção me contactou, eu estava num projeto em Inglaterra e não podia realizar a minha incorporação quando o cliente tinha previsto.“ Apesar disso, e tendo outros candidatos para preencher a vaga, ”a Irium apostou em mim e negociou com o cliente uma data ajustada às minhas necessidades.”
Desde o início do desempenho de funções connosco, o Miguel relata a sua experiência na Irium como muito diferente da vivida em outras empresas de consultoria tecnológica: "desde o primeiro dia, Belén (a sua Coordenadora de Operações) esteve presente para tudo o que precisasse, fosse por telefone, e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp - sempre me ajudou", " Sei que tenho um contacto na empresa com quem posso contar sempre.”
O período de confinamento pôs à prova essa ligação permanente com o funcionário. “Não tinha uma boa conexão WiFi e enviaram-me um cabo para que eu pudesse conectar-me diretamente ao router sem ter que trocar o local de trabalho que tinha preparado em minha casa”. Noutro momento “disse à Belén que não conseguia trabalhar bem no ecrã pequeno do computador portátil e num só dia enviaram-me um kit completo de periféricos com um monitor grande", "foi tudo muito fácil.”
Para Miguel, um aspeto que ele valoriza muito é a comunicação contínua com a empresa, pois conta-nos que a sua coordenadora de Operações sempre o manteve atualizado da evolução das suas solicitações a todo o momento. Além disso, a equipa de Operações "entra em contacto periodicamente para fazer o acompanhamento do desenvolvimento do projeto, conhecer as nossas necessidades ou simplesmente para tomarmos um café.”
Gerir uma equipa de várias centenas de pessoas num ambiente tão disperso e heterogéneo, como o que ocorre na consultoria, é um desafio para o qual nunca se está totalmente preparado.
Requer perseverança, disciplina para manter as boas práticas adquiridas ao longo dos anos de experiências, uma equipa de profissionais de gestão de talento altamente qualificada, com experiência no sector e nas dificuldades particulares que implica, uma equipa de grande empatia e valor humano e a firme convicção por parte da Direção de que a melhoria contínua no atendimento aos funcionários é o único caminho.
The important human factor in the consulting equation
Since day one, at Irium we have understood Consulting as a provision of added value services. However, we know that giving a quick and effective response to our clients in their projects cannot be separated from the essential value of the people who make up these same projects. The human resource, as this key piece of the business process is called, represents a very important factor for the consulting agencies, which has to be taken seriously, with care and value in the same way we do with our projects and clients.
Becoming a consulting agency with a good position is the result of a close relationship with clients, but also a good relationship with the human talent who bring their professionalism and good work to all those same projects.
At Irium, we were conscious of this. In fact, ten years ago we created the Operations Department with the purpose of applying the best practices in management and talent development to our projects. We wanted to synchronize and interweave the need to show the client and their project with the priority of bringing the company to the professionals, making them participants and offering them a top-level management of their professional careers.
In the same way, Miguel Martin, team member of Irium’s project bank development department, tells us his experience and how he saw a big difference, before his incorporation, compared to other companies.
"When I was contacted by the recruiting team, I was on a project in England and I couldn’t join when the client had planned" Despite this, and even though there were other candidates for the vacancy, "Irium opted for me and agreed another date with the client, adjusting to my needs".
From his start with us, Miguel recounts his experience in Irium as very different from experiences in other technology consulting companies: "Since day one, Belén (his Operations Coordinator) has been there for anything I’ve needed. She’s kept in contact, whether by phone, email or even WhatsApp and has always helped me. “I know I have a contact in the company who I can always count on".
During the lockdown Irium has proved their permanent connection with their employees. "I didn’t have a good Wi-Fi connection and they sent me a cable so I could connect directly to the router without having to change the work station I had prepared in my room. At another time I told Belén that I was finding it difficult to work with my laptop’s small screen and they sent me a complete kit of peripherals with a large monitor, the same day.”"It was all very easy".
For Miguel, one aspect that he highly values, is the continuous communication within the company, since he tells us that his Operations Coordinator has always kept him abreast of the evolution of his requests at all times. In addition, the Operations team "contact us periodically to follow up on the development of the project, ask about our needs or just have a coffee".
In his opinion, when working for a consultant on a final client project, there are two fundamental things that determine professional satisfaction: the task to be carried out and the working conditions. "The former depends on the client, rather than on the consultant. My experience in Irium was great, they try to provide everything to make conditions the best possible, this is the best consulting agency I have ever known".
Managing a team of hundreds of people in such a dispersed and heterogeneous environment, such as the one in the company, is a challenge for which one is never fully prepared.
It requires constancy and discipline to maintain best practices acquired over the years of expertise and a team of highly qualified talent management professionals with experience in the sector including the particular difficulties involved. It also requires a great team with empathy and human courage, and the firm conviction from management that continuous improvement in employee service is the only way to succeed.
Comments