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Tendências e gestão da empresa tecnológica no século XXI.

Lúcido

Tenho medo de voltar ao escritório

Rocío Martínez

Subdiretora Geral da Irium


É normal. Todos nós, em muitos momentos ao longo da nossa vida, sentiremos medo. É algo adaptativo, é uma emoção que nos permite reagir e agir perante um perigo que surge.

O ser humano tende a procurar segurança e controlo, é o sistema que guardamos no nosso ADN como mecanismo de sobrevivência. Aprendemos comportamentos que foram úteis em situações anteriores e repetimo-los para sentir que podemos controlar o que nos acontece. Isto é inato, subconsciente, em alguns casos percetível, mas geralmente é algo que fazemos sem perceber. 

A situação atual destruiu tudo, estourou como um tsunami e desmantelou a nossa perceção de controlo, desordenando os nossos hábitos e acima de tudo colocou-nos frente a frente com a realidade da nossa debilidade enquanto seres vivos. Passamos grande parte do nosso tempo a estabelecer rotinas que nos dão uma perceção de regularidade, de falso controlo, e pensamos que a repetição de situações e comportamentos que nos são familiares são uma garantia de que obteremos os mesmos resultados, ou seja, de que tudo vai correr bem. 

Esta forma de proceder tem um fundamento de sobrevivência e todos os seres o aplicam. É o que, em última análise, nos permite gerir o medo para concentrar as nossas energias no que realmente importa e nos permite seguir em frente. Portanto, o que levou a nossa espécie a ser a criatura mais surpreendente do planeta Terra é sua capacidade de adaptação e resiliência.

Agora temos que reaprender e recuperar essa confiança perdida, ser capazes de gerir as emoções, para voltarmos a direcionar as nossas energias em seguir em frente e disfrutar a vida.

Podemos fazê-lo.

No fundo, todos nós sabemos que a vida é acaso e risco. Felizmente, hoje dispomos de profissionais com amplo conhecimento avançado, que têm como objetivo a redução da ativação fisiológica, a modificação de pensamentos negativos e crenças erróneas e ensinar-nos estratégias de regulação emocional, assim como uma imensidão de redes de apoio que nos ajudam a lidar com esta situação. Alguns dos conselhos que estes profissionais nos deixam, para amenizar essas emoções desagradáveis ​(mas adaptativas, como o medo) e esses sentimentos de insegurança e conseguirmos adaptar-nos a estas mudanças, são:

  • Tentar manter o pensamento no presente, sem nos adiantarmos ou antecipar-nos.

  • Concentrarmo-nos no que sim podemos fazer. Por exemplo, aplicar as medidas de proteção e seguir as recomendações.

  • Afastar os pensamentos sobre o que não podemos controlar ou que vai além do que podemos gerir.

  • Realizar atividades agradáveis, ​​que nos ajudem a melhorar o nosso estado de espírito. Os passatempos ou as atividades (físicas ou mentais) que requerem concentração são úteis nestes casos, assim como a realização de exercício físico.

  • Autocuidado. Não abandones o cuidado com a alimentação, higiene e sono. Pode ser útil estabelecer um horário com as atividades que devem ser realizadas ou que são importantes para ti, facilitando um desempenho diário normal.

  • Confiar nas nossas capacidades. Temos uma vasta experiência enquanto seres humanos para adaptarmo-nos às mudanças e superar as dificuldades. Todos carregamos esta herança, estamos preparados.

  • Permite-te sentir emoções. Sentires-te mal é normal e lógico. Não tentes controlar essas emoções, já que podes conseguir o efeito oposto e intensificar o desconforto. Em vez disso, permite-te senti-las sem julgá-las. Para fazer isso, uma boa estratégia é escrever sobre como te sentes ou expressar essas emoções aos teus entes queridos ou fontes de apoio.

  • Falar sobre isso, procurar apoios. Conhecer outros pontos de vista e partilhar opiniões ajuda a dar perspetiva aos problemas. O mais importante é que durante este processo te sintas apoiado e acompanhado.

 

I’m afraid to go back to the office


It is common. Everyone will often feel fear throughout their lives. It is something adaptive, it is an emotion that allows us to react and to take action before a danger assaults us.

The human being tends to seek safety and control, it is the system that we keep in our DNA as a survival mechanism. We learn behaviours that were useful in previous situations and repeat them in order to feel that we can control what happens to us. This is natural, subconscious, in some cases perceptible, but it’s usually something we do without realizing it.


This current situation has disrupted everything; it has erupted like a tsunami, scrapping our perception of control, disorganizing our customs and, above all, has brought us face to face with the reality of our weaknesses as a living being. We spend so much of our time establishing routines that give us a perception of regularity, an ultimate false control, and we think that the repetition of situations and behaviours that are familiar to us are a guarantee that we will get the same results each time - that everything will be fine.


This procedure has a foundation based on survival and all living beings apply it. It is what ultimately allows us to manage fear and to focus our energy on what really matters, allowing us to move forward. Therefore, what has led our species to be the most amazing creature on earth is its capacity for adaptation and resilience.


Now it is time to relearn and regain that lost trust, in order to manage our emotions, and to refocus our energy on moving forward and enjoying life. We can do it.


Deep down, we all know that life is unpredictable and risky. Fortunately, today we have professionals with a deep and advanced knowledge of decreasing physiological activation, modifying negative thoughts and erroneous beliefs into teaching us emotional regulation strategies as well as a multitude of support networks to turn to.


Some of the tips that these professionals offer us in order to mitigate those unpleasant, but adaptive emotions (such as fear and those feelings of insecurity) and manage to adapt to these changes, are:


• Try to keep thinking in the present, not to get ahead of ourselves and not to anticipate.


• Focus on what we can do. For example, to implement safety rules and follow recommendations.


• To move thoughts away from what we cannot control or which exceed our management.


• To do enjoyable activities that help us to improve our mood. Hobbies or activities (physical or mental) that require concentration are useful in these cases, as well as physical exercise.


• Self-care. Do not let yourself lose the sense of having a good nutritional balance, hygiene and sleep. It can be helpful to set a schedule with those activities that need to be attended to or that are a priority, making it easier to perform your normal daily activity.


• To trust in our capabilities. We have vast experience as human beings to adapt to change and overcome difficulties. We all have this innate ability - we are prepared.


• Allow yourself to feel emotions. Feeling discomfort is normal and logical. Don’t try to control those emotions, because you can get the opposite effect and intensify the pain. Instead, let yourself feel them without judgement. A good strategy is to write about how you feel or express these emotions to your loved ones or friends to look for support.


• Talking about looking for support, acknowledging other perspectives and sharing opinions helps visualize the problems. The most important thing is that during this process you feel protected and accompanied.